quinta-feira, 25 de março de 2010

Novas regras sobrecarregam companhias

De São Paulo
25/03/2010

Com o prazo da entrega dos dados chegando, é crescente a queixa das companhias sobre o excesso de trabalho. As novas normas da CVM, que criam o Formulário de Referência e mudam a rotina das assembleias, e toda a mudança contábil para adoção do padrão internacional IFRS tumultuaram a vida das empresas.

"Acredito que houve desconsideração da CVM com a sobrecarga que está caindo sobre as administrações", diz Nelson Carvalho, da Fipecafi. "Não se trata de algo burocrático ou trivial. O esforço demanda horas a mais dos profissionais mais caros das empresas." Ele diz aplaudir a norma, mas avalia que o período não foi adequado.

"Na prática, as coisas não são tão rápidas quanto às vezes pensam os reguladores", diz Maria Helena Petterson, sócia da Ernst & Young.

A modificação das normas contábeis em prazo exíguo deve-se à publicação da nova lei, no fim de 2007, de maneira surpreendente. Já a Instrução 480 é trabalhada dentro da CVM desde 2002. A Instrução 481, que trata do material das assembleias e do uso de procuração para voto, veio na esteira da norma de transparência.

Maria Helena Santana, presidente da CVM, afirma que teria até 2012 para editar as regras. Assim, não se trata de um ideal de gestão. Para ela, a 480 e a 481 vieram em bom momento, intervalo entre a adoção das primeiras novas normas contábeis, de 2008, e a próxima leva, que consolidará o IFRS no balanço anual de 2010. (GV e FT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário