quarta-feira, 24 de março de 2010

McDonald's dobra ritmo de expansão com foco nas regiões Norte e Nordeste

Daniel Rittner, de Buenos Aires
24/03/2010
Revista Apertura

A operação brasileira do McDonald´s cresceu 4,8% no ano passado, metade da expansão registrada na América Latina como um todo, mas o ritmo de abertura de lanchonetes deverá dobrar em 2010. O foco será no Norte e no Nordeste, que concentrarão a maioria das novas unidades. "Estamos com planos de investimentos agressivos no Brasil", afirmou ontem Woods Staton, presidente da Arcos Dourados, que detém a licença exclusiva para operar a rede de comidas rápidas em 28 países da América Latina e do Caribe.

Staton disse que o Brasil tem recebido em torno de 50% dos investimentos totais da Arcos Dourados. A promessa é manter essa relação, mesmo tratando-se de um mercado já relativamente maduro para o McDonald´s, por causa da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. A propósito, Staton fez uma discreta reclamação sobre o preço dos imóveis e terrenos no Rio de Janeiro - "uma cidade em transformação" -, mas enfatizou a necessidade de crescer a reboque dos eventos esportivos, "para não perder participação de mercado, inclusive ganhar".

Para o empresário, principal acionista da Arcos Dourados, a expansão da classe média e o crescimento da economia brasileira favorecem a maior presença do McDonald´s no país. Em 2010, serão 40 novas lanchonetes - foram 20 inaugurações em 2008 e outras 22em 2009. No ano passado, cidades como Caruaru (PE) e Vitória da Conquista (BA) passaram a ser atendidas, e está confirmada a abertura de uma unidade em Palmas (TO). Haverá reforço da atuação nas capitais nordestinas e a rede chegará a pelo menos mais um dos quatro Estados em que ainda não opera: além de Tocantins, faltam Acre, Roraima e Amapá.

Apesar de o Brasil ter saído da recessão mais rapidamente do que a maioria dos vizinhos latino-americanos, o faturamento do McDonald´s no país cresceu 4,8%, alcançando R$ 3,45 bilhões. A Arcos Dourados como um todo faturou US$ 3,6 bilhões e suas vendas totais aumentaram 8,7% (em moedas locais). Uma explicação cogitada pelos executivos brasileiros da rede é que, em países onde a crise foi sentida mais fortemente, a população teria ajustado seus hábitos de consumo e passado a comer mais "fast food", gastando menos do que em refeições elaboradas, em restaurantes.

Na América Latina, Staton destacou os bons números do McDonald´s na Colômbia e admitiu que o aumento dos preços da carne tem pressionado os custos da empresa na Argentina, embora haja um sistema de "hedge" com frigoríficos e a rede esteja buscando não repassar a alta aos clientes. O empresário também lamentou o desempenho no México, em 2009, quando as vendas foram golpeadas pela gripe suína. Embora o menu do McDonald´s tenha escassa presença de carne de porco, as restrições para os horários de funcionamento das lanchonetes e até a ausência de turismo americano nos balneários afetaram os resultados. No fim de 2008, a Arcos Dourados havia projetado crescimento de 20% para o ano de 2009, mas o resultado final - expansão "orgânica" de 5,5%, considerando apenas as mesmas lanchonetes e sem incluir novas unidades - acabou sendo considerado "acima das expectativas", apesar de ter representado somente um quarto da meta original, devido à crise econômica.

A recuperação parece realmente ter chegado, avaliou Staton. "Estamos crescendo a taxas de dois dígitos no primeiro trimestre", revelou o empresário, sem especificar os números. O primeiro plano trienal de investimentos, elaborado quando a empresa assumiu as operações do McDonald´s na América Latina e no Caribe, previa investimentos de US$ 350 milhões de agosto de 2007 a agosto de 2010. Depois, esse número foi revisado para US$ 450 milhões. Até o fim de 2010, serão US$ 500 milhões, mas Staton não quis revelar qual foi o montante já investido e quanto ainda falta.

A Arcos Dourados é a maior operadora de lanchonetes da América Latina e a maior franqueada da marca McDonald´s no mundo. Ao todo, são 3,2 mil lojas na região - 1,8 mil lanchonetes, 1.217 quiosques e 263 McCafés. No Brasil, a companhia encerrou o ano de 2009 com 1.264 pontos de venda - 577 lanchonetes, 627 quiosques e 60 McCafés. Com atuação em 143 cidades brasileiras, a rede atendeu uma média de 1,6 milhão de clientes por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário