quarta-feira, 17 de março de 2010

Conceito "back to basics"

Irmãos Soares também volta ao básico e corta despesas

De São Paulo
17/03/2010

Poucos devem ter ouvido falar da Irmãos Soares, uma rede de 23 lojas de material de construção de Goiânia (GO), fundada em 1967 pelos irmãos Odilon, hoje com 82 anos, e Elon Soares. Com um faturamento em torno de R$ 200 milhões por ano, a varejista acaba de passar pelas mãos dos consultores da Galeazzi & Associados. Embora não chegue aos pés, em tamanho, do Pão de Açúcar e da Lojas Americanas, e nem seja famosa como a Daslu, o remédio prescrito à rede não foi muito diferente.

O conceito "back to basics", algo como de volta ao básico, também permeou o choque de gestão implementado na Irmãos Soares. O mesmo termo foi citado vários vezes nos últimos dois anos por Claudio Galeazzi, quando o consultor esteve à frente da reestruturação do Grupo Pão de Açúcar.

A receita incluiu ainda outros conceitos proferidos a todo momento pelos administradores, como redefinição do posicionamento de mercado, corte de custos e adoção de práticas de governança corporativa. Marcelo Camorim, o consultor da Galeazzi que conduziu a reestruturação da Irmão Soares, assumiu interinamente a presidência da varejista nos últimos seis meses.

Entre abril e setembro de 2009, a geração de caixa da empresa cresceu 50%. "Era preciso oxigenar a companhia", afirma Camorin, que garante que os controladores não têm a intenção de vender a varejista.

Em muitos casos, porém, empresa de menor porte buscam se profissionalizar para conseguir, no futuro, ofertas melhores de potenciais compradores. O varejo de material de construção ainda é pulverizado e há muito espaço para consolidação, sobretudo em regiões como o Centro-Oeste.

Com uma estrutura enxuta e margens de lucro saudáveis, a Irmãos Soares está pronta para crescer novamente, diz Camorin. Chamado de projeto "Fênix 2010-2012", a Irmãos Soares prevê investir R$ 15 milhões no período e abrir quatro lojas por ano. (CF)

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