quinta-feira, 25 de março de 2010

BB e Caixa prometem conter alta dos juros

Fernando Travaglini, de Brasília
25/03/2010

O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, disse ontem que, se houver algum movimento de alta na taxa básica de juros (Selic), o banco "fará uma avaliação técnica", com possibilidade de correção das taxas de juros ao consumidor. "Caso ocorra um aumento, vamos avaliar e fazer as correções técnicas", disse.

Bendine afirmou que as taxas praticadas pelo BB estão inalteradas desde 2009. Portanto, ele negou informações de que o banco público teria elevado os juros acima da média praticadas pelos bancos privados, antes de movimento do Comitê de Política Monetária (Copom).

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, também negou que a instituição tenha elevado os juros ao consumidor. Ela aproveitou para criticar a divulgação pelo Banco Central da taxa média de juros por instituição. Segundo ela, "o ideal seria a divulgação de taxas mínimas e máximas".

Os bancos públicos também reafirmaram ontem a intenção de continuar com uma política agressiva de crescimento do crédito. Essa estratégia inclui a manutenção das menores taxas de juros de mercado, disseram ontem, em entrevista conjunta em Brasília, após reunião com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Vamos manter a política de taxas baixas para atrair clientes", disse Bendine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário