segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Conhecimento do setor e tecnologia serão diferencial

De São Paulo
08/02/2010

O uso do portal de governança empresarial está cada vez mais disseminado nos Estados Unidos e na Europa, sendo usado por mais de 500 grandes companhias. Entre os principais fornecedores de sistemas nessas regiões estão a Thomson Reuters e a BoardVantage, que se especializou nesse tipo de serviço e já possui mais de 250 clientes.

Na busca para garantir liderança de mercado neste segmento no Brasil, Firb e MZ apostam principalmente no conhecimento que possuem na área de relações com investidores, que as colocam em vantagem em relação às desenvolvedoras de softwares. Mas também não economizam em tecnologia.

No portal da Firb, por exemplo, o administrador poderá programar o sistema para que envie avisos de convocação de reuniões por mensagens de texto (SMS) no aparelho. A mensagem poderá vir com o nome da empresa, ou com um código, para aumentar o sigilo.

No portal, o acesso será feito como em uma conta bancária, com login, senha e token. O código do token será enviado por e-mail ou para o celular do conselheiro.

O sistema foi desenhado dessa forma, segundo o presidente da Firb, Arleu Anhalt, para garantir segurança, mas não tirar a flexibilidade de acesso remoto.

No caso da MZ, o celular poderá ser usado para o conselheiro acessar o portal remotamente. "O momento é favorável e as pessoas usam mais as tecnologias. Mesmo os mais velhos tem um BlackBerry na mão", diz Bruce Ledesma, diretor de tecnologia da MZ.

Nos dois sistemas será possível parametrizar os níveis de acesso de cada usuário. Um conselheiro fiscal ou membro de comitê, portanto, poderão acessar apenas as informações e documentos disponíveis para o seu perfil.

Os portais serão automatizados para gerar convocação de assembleia, permitir confirmação de presença online, gerar atas de reuniões. Será possível também rastrear as ações dos usuários, em caso de auditoria. (FT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário