quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Carrefour vai acelerar expansão no Norte e NE

Claudia Facchini, de São Paulo
25/02/2010

Os Estados do Norte e Nordeste serão prioritários para a expansão no Brasil do Carrefour. As duas regiões representam 17% das vendas grupo no mercado brasileiro e já superam a participação da região Sul no faturamento. Com os investimentos em logística que foram realizados recentemente, o diretor do Carrefour no Brasil, Túlio Bolzoni, afirma que o Norte e Nordeste passarão a ter um peso ainda maior nas vendas.

Depois de abrir no ano passado um centro de distribuição em Recife (PE), a multinacional francesa inaugurou um ontem um depósito em Manaus (AM), no qual foram investidos R$ 27 milhões. A varejista construiu o seu primeiro depósito central no Nordeste há cinco anos, em João Pessoa (PB).

O grupo já possui seis hipermercados na capital amazonense, o maior número em uma capital brasileira depois de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (BH) e é esperado que leve outras bandeiras para a região, como o Atacadão ou os supermercados Carrefour Bairro.

Nos últimos cinco anos, o Carrefour decidiu concentrar investimentos em sua eficiência logística. Além de reduzir custos, a melhora gestão dos estoques permite reduzir os níveis de ruptura (falta de mercadoria) nas lojas. "Nesse período, abrimos um centro de distribuição por ano", disse Bolzoni.

Só nos últimos três anos, 50% da malha logística da varejista no país passou por algum tipo de melhoria. A multinacional francesa enfrentou problemas operacionais no início dos anos 2000, após entrar no setor de supermercados no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário