segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cobrança no varejo tem novos adeptos

De São Paulo
22/02/2010

Enquanto as redes de supermercados que optaram por reduzir o uso de sacolas plásticas vão fazendo a sua substituição por caixas de papelão ou materiais mais resistentes, algumas lojas começam a cobrar por sacolas com mais qualidade. A Fnac Brasil iniciou neste mês o processo gradual de troca das sacolas grandes por um modelo mais resistente. Só que diferentemente do que fazem alguns supermercados, para utilizá-la, o cliente vai ter que pagar R$ 3.

A estratégia está sendo adotada nas lojas da empresa em todo o mundo. A partir de agora, a rede só fornecerá de graça as sacolas plásticas descartáveis médias e pequenas. "Esta é uma sacola que dobra e pode ficar com um tamanho menor. Isso permite que também substitua as embalagens convencionais pequenas e médias", explica Frederico Pabst, diretor de comunicação e marketing da Fnac Brasil.

Hoje, cerca de 40% das sacolas fornecidas pela Fnac são grandes e 60% médias e pequenas.

A decisão pela cobrança das sacolas grandes foi tomada a partir de uma pesquisa de opinião realizada em lojas da empresa na França. Mas de acordo com Pabst, os clientes brasileiros devem aderir à ideia. "Na semana passada, estavam vendendo cerca de mil sacolas novas em cada loja da Fnac na França. Tornou-se uma febre lá. Esperamos um resultado parecido no Brasil", diz Pabst.

A rede Wal-Mart também vende suas sacolas retornáveis mais resistentes ao preço de R$ 2,50, mas a estratégia está integrada a outras ações, como o oferecimento de caixas de papelão para os clientes, e ainda a descontos para quem não usar nenhuma sacola plástica. O desconto corresponde a R$ 0,03 reais a cada cinco itens. Segundo Felipe Antunes, consultor de sustentabilidade do Wal-Mart, o programa já existe nas lojas das regiões Nordeste e Sul e será implantado no Sudeste ao longo de 2010.

"A empresa também incentiva os clientes a retornarem os materiais recicláveis, inclusive as sacolas, para as estações de reciclagem implantadas nas lojas, a fim de garantir o tratamento e uma destinação final mais adequados para estes materiais", explica Antunes.

Do ponto de vista dos consumidores e à despeito dessas iniciativas pontuais, ainda é raro encontrar mercados que oferecem automaticamente alternativas às sacolas plásticas tradicionais. Na maioria das vezes, as opções pelas caixas ou por menos sacolas precisa partir de um pedido explícito do cliente.(A.F.)

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