segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Carrefour lucrou menos em 2009

Juliana Cardoso e Claudia Facchini, de São Paulo
22/02/2010

O lucro do Carrefour registrou forte queda no ano passado, afetado por depreciação no valor de ativos e redução de preços para atrair consumidores na França. Em 2009, o lucro das operações recorrentes ficou em € 385 milhões, 70% menor que o obtido em 2008. O lucro líquido recuou 74,2%, para € 327 milhões, enquanto as vendas da multinacional francesa declinaram 1,2%, para € 86,967 bilhões.

Na França, as vendas cederam 2,7% em 2009, para 36,9 bilhões. Nos demais países da Europa, a retração foi 5,4%, para 30,7 bilhões. Já na América Latina e Ásia, o Carrefour apurou crescimento nas vendas de 11,9% e 8,4%, respectivamente, atingindo € 11,76 bilhões e € 6,6 bilhões em 2009. A câmbio constante, as vendas tiveram expansão de 17,1% na América Latina e de 4,5% na Ásia.

A América Latina respondeu por 17,5% do lucro operacional em 2009. A contribuição da atividade (lucro operacional depois de apuradas as despesas com depreciação e provisões e antes de descontados os resultados financeiros) foi de € 486 milhões na região, 23% maior que em 2008. O resultado superou o aumento nas vendas , o que indica uma maior eficiência nas operações . "O excelente crescimento (no lucro operacional) reflete o firme controle das despesas com vendas, gerais e administrativas e da margem comercial", afirmou o Carrefour em seu relatório.

"A performance de vendas reforça ainda mais a posição do Brasil no Carrefour, tornando o país foco prioritário em termos de investimentos", declarou Daniel Magalhães, diretor financeiro do grupo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário