quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nokia aposta em aplicativos gratuitos para elevar vendas

Fabricante de celulares começa a oferecer, sem custo, sistema de GPS com informação de voz

Ana Luiza Mahlmeister, de São Paulo
21/01/2010

Ana Paula Paiva/Valor

Almir Narciso, presidente da Nokia no Brasil: foco em serviços de navegação e sistemas de e-mail para celular
A Nokia anuncia mundialmente hoje um reposicionamento nos serviços aos consumidores de aparelhos celulares da marca. A empresa inicia a oferta gratuita de seu sistema GPS de navegação assistida (com informações de voz), antes vendido como licença anual de software por R$ 145,99.

No Brasil será possível baixar o serviço gratuito no site www.nokia.com.br/mapas nos modelos Nokia 5800 e o 6710. Nas próximas semanas estará disponível também no aparelho N97. Todos esses equipamentos são da linha de telefones inteligentes da companhia que funcionam na rede de terceira geração com plano de dados. Até o fim do ano mais cinco modelos entram no portfólio da fabricante de celulares, disponível na loja de aplicativos on-line Ovi Store ou como opção de atualização de software no próprio aparelho.

A oferta de serviços é a principal atrativo das fabricantes de celulares no disputado mercado de telefones inteligentes. A estratégia da Nokia é massificar o uso de sistemas de navegação que se integra a outros recursos como mensagens instantâneas e redes sociais. Além de permitirem a comunicação rápida, esses sistemas indicam a localização dos interlocutores e integram comunidades. Recentemente a companhia também reforçou seu posicionamento em serviços de e-mail.

O presidente da Nokia no Brasil, Almir Narciso, reforça que a estratégia em direção aos serviços gratuitos não é uma resposta aos avanços da Apple, com o iPhone; e do Google, com o Nexus One no mercado de telefones inteligentes. A Nokia continua líder com 37% de participação e vem se preparando para oferecer aplicativos de geolocalização desde a aquisição da Navteq, no fim de 2007, por US$ 8 bilhões.

Para se ter uma ideia do interesse pela navegação, dos 83 milhões de aparelhos da Nokia em operação no mundo todo, os proprietários de cerca de 27 milhões desses celulares compraram licença de GPS. "Com esse anúncio, esperamos aumentar essa base para 50 milhões de assinantes que podem optar pelo 'download' gratuito de mapas", diz Narciso. Vários modelos, começando pelos mais simples, já vinham com sistemas de localização de diversas cidades de forma gratuita. O diferencial é que agora está disponível o chamado GPS assistido, que permite ao assinante ter comandos de voz sobre as direções (de carro ou a pé).

O serviço também incorpora informações de guias de viagem e dados atualizados on-line como, previsão do tempo. Os mapas são atualizados semestralmente por meio de informações checadas segundo dados das prefeituras das cidades e não por fotos de satélites. A partir de março não será necessário baixar o programa. Os novos telefones inteligentes da Nokia já incluirão a nova versão do Ovi Mapas, pré-carregado com os dados de cada país, com navegação veicular e para pedestre e acesso aos guias de viagem Lonely Planet e Michelin, sem custo adicional.

A nova versão do Ovi Mapas é uma base de dados com recursos de navegação para carros e pedestres, além de orientação ponto a ponto por voz para 74 países, em 46 idiomas e mapas detalhados de mais de 180 países. Algumas cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, contam com 50 pontos de referência em terceira dimensão para guiar os assinantes. Até o fim do ano a Navteq irá integrar esses marcos nas demais cidades. As informações geográficas são disponibilizadas para o assinante no momento que o aparelho reconhece sua localização integrando a rede da operadora e as antenas do GPS.

Almir Narciso reforça a importância da parceria com as operadoras de telefonia móvel. Com mais serviços, há maior incentivo ao tráfego de dados e mais receita para as empresas. No Brasil, faltam alguns passos para a massificação do serviço como a redução dos preços dos aparelhos e dos planos de dados das redes de terceira geração. O executivo lembra, no entanto, que há pouco mais de um ano não havia modelos dessa nova geração por menos de R$ 1,5 mil. "Hoje os telefones inteligentes até mais sofisticados começam em R$ 699. A popularização virá com a queda do preço dos aparelhos e de pacotes de dados", diz Narciso.

A aposta da Nokia nos serviços, tanto gratuitos quanto pagos, se traduz pela oferta de um grande portal que a partir deste ano também está disponível no Brasil, a Ovi Store. A loja virtual conta com 6 milhões de músicas e 5,5 mil aplicativos, incluindo programas em português. O Brasil conta com 50 mil desenvolvedores que gradativamente vão oferecer seus programas.

Além de serviços de navegação a Nokia também tem como foco os sistemas de e-mail. No ano passado, a companhia lançou o Ovi Mail que permite a abertura de uma conta no celular. Em pouco mais de um ano e meio contabilizou 5 milhões de contas, 90% delas abertas por meio do aparelho móvel. "Esse crescimento reflete a popularização da internet móvel", aponta Narciso. Todas essas estratégias, segundo a companhia, devem culminar com o aumento na venda de aparelhos. Globalmente no ano passado a venda de celulares sofreu uma queda de 7% comparado a 2008 e a estimativa dos analistas é de uma expansão de 10% no mercado mundial em 2010.

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