segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A importância da experiência do trabalho no a aprendizado

Janguiê Diniz
(Fundador e presidente do Conselho do Grupo Ser Educacional)

Imagine um bacharel em comércio exterior, recém-saído da faculdade, assumir um importante posto de trabalho. Ou um economista recém-formado, também sem experiência, assumir um cargo em um grande banco de investimentos. É quase impossível que isso aconteça. Em primeiro lugar, porque o estágio profissionalizante faz parte do currículo da maior parte dos cursos de graduação e possibilita colocar em prática a teoria que aprendeu em sala de aula. Em segundo lugar, porque a ascensão profissional segue o rito da meritocracia e do plano de carreira das empresas.

A formação acadêmica moderna está centrada mais na constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Isso representa que o aluno aprende a aprender, a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendido, a fazer a ponte entre a teoria e a prática, além de fundamentar a crítica e argumentar com base em fatos.

Agora imagine o contrário. Um profissional da área de informática, com vários anos de experiência, com habilidades e competência para assumir um cargo de gerência, mas sem formação superior. Sim, há empresas que retém esses talentos, independentemente de sua formação acadêmica, mas são exceções. Para fazer carreira é necessário, além de muita competência, ter uma sólida formação acadêmica e conhecimento multidisciplinar.

Assim como o jovem recém-formado tem o estágio como uma ferramenta para seu ingresso no mercado, o profissional experiente sem formação superior pode validar suas competências para lhe proporcionar formação acadêmica e uma cultura abrangente. Há mais de 20 anos, é usada em vários países europeus e na América do Norte, uma metodologia de ensino fundamentada no aprendizado pelo trabalho - Work-Based Learning. Nela, o próprio trabalho e o seu ambiente são utilizados como case do programa de aprendizagem.

A experiência e o dia a dia no trabalho são tão importantes na aprendizagem como a teoria passada na sala de aula. Paulo Freire já dizia que é preciso trabalhar a realidade do cotidiano do estudante para uma efetiva aprendizagem. É o aprender fazendo, com o aprender pensando a respeito do que está sendo feito. E isso se aplica tanto ao estágio, quanto ao Work-Based Learning.

Essa metodologia, além de conduzir a uma aprendizagem sustentável, leva o profissional à aquisição de novos conhecimentos, os quais são construídos e conectados com os já existentes.

No Brasil, mais de 70% dos adultos trabalhadores não possuem formação acadêmica, mas possuem ampla experiência profissional em diversas áreas. A proposta da educação pelo trabalho é oferecer uma nova alternativa de aprendizagem para adultos trabalhadores. O ensino superior brasileiro vem se liberando de preconceitos e conservadorismo. Um grande exemplo disso é a disseminação da Educação a Distância (EAD).

O Work-Based Learning é uma das alternativas para a inclusão de trabalhadores no ensino superior. Com esta nova metodologia, o país pode ter uma população adulta trabalhadora com cursos superiores nas respectivas áreas de atuação. Educação vem sempre em primeiro lugar e não faltam oportunidades de aprendizagem para quem quer e precisa.

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