quinta-feira, 15 de abril de 2010

Zaffari fatura R$ 2,1 bi e só fica atrás do Walmart

Sérgio Bueno, de Porto Alegre
15/04/2010

Mesmo com a crise econômica, a rede supermercadista Zaffari, com sede em Porto Alegre, alcançou faturamento bruto de R$ 2,110 bilhões em 2009, com alta de 17,4% sobre o ano anterior. Os dados fazem parte do ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), divulgado ontem, e incluem a loja em São Paulo.

Procurada pelo Valor, a rede não se pronunciou. No fim de março, quando apresentou a construção de um novo shopping center com a bandeira Bourbon, em Porto Alegre, o diretor de expansão Cláudio Luiz Zaffari informou que a previsão de crescimento das vendas em 2010 é semelhante à que foi registrada em 2009. Se a projeção se confirmar, o Zaffari chegará a uma receita bruta de quase R$ 2,5 bilhões neste ano. Em março o diretor também anunciou investimentos de R$ 250 milhões para este ano, com alta de 25% sobre 2009. A maior parte será aportada no novo shopping, além de ampliações e melhorias nas lojas da rede.

Conforme a Agas, não houve alteração nas dez primeiras posições no ranking de 2009. O Zaffari é a segunda maior rede em operação no Estado. A primeira é o Walmart, que faturou R$ 3,907 bilhões no Rio Grande do Sul, 11,5% a mais do que em 2008. O Carrefour aparece em terceiro lugar, com expansão de 20,5% na receita, para R$ 883,3 milhões no período.

A Agas informou ainda que o Walmart fechou 2009 com 101 lojas e 18,4 mil funcionários no Estado. O Zaffari tem 29 lojas (incluindo São Paulo) e 8,8 mil empregados, enquanto o Carrefour soma oito pontos de venda e 2,4 mil funcionários no Rio Grande do Sul.

A entidade fez o levantamento com 208 empresas, que representam cerca de 85% do setor e tiveram faturamento total de R$ 11,861 bilhões no Estado em 2009, um crescimento de 15,9% sobre o ano anterior. Segundo o presidente da associação, Antônio Cesa Longo, o desempenho deveu-se a fatores como o aumento do nível de emprego e a migração de 700 mil gaúchos das classes D e E para a C.

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