terça-feira, 13 de abril de 2010

Companhia lança 'telefone inteligente'

Companhia lança 'telefone inteligente'

Dina Bass e Peter Burrows, Bloomberg, de Seattle e San Francisco
13/04/2010

A Microsoft anunciou ontem o lançamento de uma linha de telefones móveis em que predominam as funções de redes de relacionamentos, com o objetivo de conquistar adolescentes e jovens adultos que hoje se concentram em dispositivos da Apple e do Google.

Com os nomes de Kin One e Kin Two, os telefones serão produzidos pela Sharp e vendidos nos Estados Unidos pela Verizon Wireless a partir de maio, segundo informou a Microsoft em comunicado. O presidente da divisão de entretenimento e aparelhos da Microsoft, Robbie Bach, apresentou os telefones móveis em um evento em San Francisco.

Os telefones são uma nova estratégia da Microsoft, que antes desenvolvia apenas sistemas para as fabricantes de celulares. A iniciativa reflete a decisão do Google de vender o aparelho Nexus One, além de oferecer aos fabricantes de celulares seu sistema operacional Android.

"Nós dissemos: 'Olha, há um segmento aqui em que podemos ir a fundo'", afirmou Bach. "E uma vez que você decide ir a fundo, não pode chegar na metade do caminho e dizer, vamos fazer o software e depois transferí-lo para alguém. Você precisa se envolver realmente no processo todo."

Os telefones Kin estarão disponíveis na Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido no quarto trimestre, a partir de um acordo firmado com a Vodafone.

A Microsoft poderá desenvolver equipamentos na área de telefonia para outros segmentos do mercado no futuro, segundo disse Todd Peters, vice-presidente do grupo de marketing de comunicações móveis da companhia.

O risco na estratégia é que fabricantes de celulares que viam a Microsoft e o Google como parceiros, agora veem essas iniciativas como concorrência, o que torna menos provável que eles queiram usar os sistemas operacionais da Microsoft e do Google, afirma Kevin Burden, analista da consultoria ABI Research. Bach disse em janeiro que seria "muito, muito difícil" para o Google vender seu próprio telefone e ao mesmo tempo manter satisfeitos fabricantes e operadoras de outros aparelhos que rodam no sistema operacional Android.

Bach disse que a abordagem da Microsoft é diferente da do Google porque o Google vende ele mesmo o Nexus One, enquanto a Microsoft vai recorrer à Verizon e à Vodafone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário