quinta-feira, 20 de maio de 2010

Unilever negocia linha de atomatados

Venda não incluirá marcas Arisco e Knorr, mas Pomarola poderá entrar em eventual acordo
Lílian Cunha e Daniele Madureira, de São Paulo
20/05/2010

Líder no mercado de massas e molhos de tomate por mais de 20 anos, a Unilever divulgou ontem que está deixando o negócio de atomatados no Brasil. Para tristeza dos consumidores amantes de marcas como Elefante e Pomarola, a companhia está negociando a venda da linha de produção de todos os produtos de tomate, situada em Goiânia (GO). "Estamos avaliando a possibilidade de interessados nesse segmento, seguindo o direcionamento global das nossas categorias e em linha com os princípios de crescimento e desenvolvimento que têm norteado as nossas operações", comunicou a empresa. Segundo fontes de mercado consultadas pelo Valor, o negócio estaria sendo fechado com a Hypermarcas.

A fabricante dos molhos Salsaretti, não confirma nem nega o interesse. "A Hypermarcas não comenta rumores de mercado, mas está sempre atenta a boas oportunidades de negócio", divulgou a companhia em nota.

A negociação, segundo a Unilever, não envolve as marcas Knorr e Arisco (que pertencia até 2000 ao empresário João Alves de Queiroz Filho, principal acionista da Hypermarcas). Elas continuarão sendo usadas pela companhia em outras linhas de produtos, como as de caldos, temperos, maioneses e sopas. Já as marcas ligadas estritamente a atomatados - como Pomarola e Elefante - poderão ser negociadas, conforme fontes do mercado. A companhia é dúbia ao comentar esse tema: "Mais detalhes serão informados ao término da negociação."

Desde 1993, ano em que a Unilever comprou a Cica, a multinacional dominava o setor de molhos e massas de tomate com a marca Pomarola. Mas nos últimos anos esse reinado vinha sendo abalado por concorrentes como a Quero, da Coniexpress, atual líder de mercado, Predilecta e Fugini, que inovaram ao lançar o molho de tomate em sachê, em 2004. A nova embalagem baixou o preço do produto em 30% em média.

O sócio-diretor da Predilecta, Antônio Carlos Tadiotti, lamentou o sigilo que a Unilever vinha mantendo sobre a venda até agora. "Tinha todo o interesse no negócio", diz Tadiotti, que há um ano e meio fabrica molhos Pomarola para a multinacional. "Semana passada perguntei para um alto executivo da Unilever sobre os boatos envolvendo a venda da fábrica e ele me garantiu que não passavam de rumores", afirma. A Predilecta é a única fabricante terceirizada dos atomatados da Unilever.

Nos últimos dez anos, mundialmente, a Unilever vem realizando um esforço para diminuir seu imenso portfólio para se concentrar em marcas globais. A empresa já chegou a possuir 900 marcas, mas hoje conta com cerca de 400. O mercado de molhos e massas de tomate movimentou no ano passado R$ 1,5 bilhão - R$ 200 milhões a mais que em 2008.

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