quarta-feira, 12 de maio de 2010

Divã Executivo: Estou velho demais para começar outra carreira?

Sofia Esteves é psicóloga com especialização em recursos humanos e presidente do grupo DMRH

12/05/2010

Tenho 37 anos e passei a maior parte da minha vida profissional atuando em publicidade. No ano passado, porém, larguei tudo em nome de um sonho e fui cursar especialização em administração. Consegui uma vaga na área similar a de um recém-formado e com o salário compatível, mas me sinto muito mais feliz do que antes. O problema é que recebi uma oferta de uma grande agência para voltar exercer minha antiga função por um alto salário. O dinheiro não é uma grande questão, uma vez que minha esposa tem um trabalho estável e bem remunerado. Mesmo assim, tenho receio de estar velho demais para iniciar uma nova carreira ou de estar apenas passando por uma crise de meia-idade tentando realizar antigos sonhos. Qual caminho devo escolher?

Publicitário, 37 anos

Resposta:

Como profissional de recursos humanos, posso afirmar que responder ao questionamento "Qual caminho devo escolher?" é uma das tarefas mais desafiadoras que podemos receber, já que não temos uma resposta pronta e não há como apontar um caminho certo ou errado para a carreira de alguém. No entanto, sua pergunta não soou como o tal desafio, uma vez que você diz ter o item mais importante quando se trata de escolhas relacionadas à trajetória de um profissional: você identificou o que gosta de fazer!

Não existe melhor sinalização de que você optou pelo caminho certo do que a sua própria afirmação de que está feliz e realizado com sua atual função e área de atuação. Difícil seria se você escrevesse contando o quanto está insatisfeito, e até mesmo doente, por não ter tido coragem de assumir tal mudança em sua carreira.

Você afirma que dinheiro não é uma questão, já que pode contar com uma parceira que te apoia financeiramente. Ou seja, não parece que o alto salário é um valor fundamental ou uma necessidade do seu momento de vida. Além disso, na carreira, quando assumimos algumas mudanças de percurso, podemos sofrer um impacto financeiro transitório e o ditado popular "Às vezes é necessário darmos um passo para trás, para poder dar dois para frente" ganha sentido.

Quando falamos de carreira, o passo para trás vai além do ponto de vista financeiro. Ele atinge o aprendizado, a bagagem técnica, o cargo e o status que você acumulou até então atuando na área de publicidade. Nesta nova trajetória na administração, será preciso reconstruir seu histórico e suas conquistas. Adote uma postura de humildade, volte a se ver como aprendiz e logo você estará se sentindo seguro com a escolha que fez.

Não tenha receio de se manter firme nesta sua mudança de publicidade para administração, é preciso ter coragem para assumir novos rumos profissionais aos 37 anos ou em qualquer outra idade. Com o aumento da expectativa de vida, será cada vez mais comum que as pessoas optem por diferentes carreiras ao longo da vida e talvez essa não seja a primeira ou a última vez que você irá assumir mudanças em sua trajetória profissional. O ser humano tem mesmo dificuldade em enxergar mudanças como algo positivo e acaba encarando as crises como algo que deve ser evitado. Mas as crises trazem revisão de conceitos, autoconhecimento e transformações saudáveis para cada fase da maturidade humana.

Procure prestar atenção aos modelos prontos que assumimos ao longo de nossa vida e, em especial, de nossa carreira. Reflita acerca dos seus questionamentos e procure distinguir se os seus receios de não aceitar esta oferta de emprego na agência de publicidade estão relacionados à lista dos itens do que "tem que fazer" com 37 anos ou àquelas que "quer fazer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário