sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sob pressão, Iasb e Fasb criam plano de trabalho resumido

Sob pressão, Iasb e Fasb criam plano de trabalho resumido
Comissões revisam plano para padrão global

Por Rachel Sanderson e Nikki Tait, Financial Times, de Londres e de Bruxelas
25/06/2010

Virginia Mayo/AP Photo

Os principais encarregados pelas regras contábeis divulgaram um plano de trabalho resumido para criar um conjunto único de padrões mundiais de contabilidade. A ideia é tentar recolocar nos trilhos as titubeantes negociações sobre a questão, em meio às pressões de executivos e autoridades de regulamentação bancária.

A convergência dos padrões contábeis internacionais assumiu uma importância incomum, já que conseguir fazer com que os bancos usem as mesmas regras em seus balanços (por exemplo, ao contabilizar suas taxas de alavancagem), e tornou-se fundamental nos planos de reforma bancária.

O Conselho de Padrões de Contabilidade Internacional (Iasb, na sigla em inglês) e o Conselho de Padrões de Contabilidade Financeira (Fasb) vêm sendo criticados desde que indicaram no início deste mês não terem condições de cumprir o prazo estipulado pelo Grupo dos 20 países mais industrializados (G-20), de convergir as regras até junho de 2011.

No plano de trabalho revisado divulgado antes do encontro de cúpula do G-20, marcado para este fim de semana em Toronto, Iasb e Fasb informaram que se concentrarão em concluir alguns projetos que são vistos como tendo relação direta com a crise financeira e que são considerados importantes para servir de base para uma reforma bancária até junho de 2011.

"Uma preocupação importante no front da regulamentação é o fracasso até agora em se obter uma convergência significativa dos padrões contábeis", afirmou o presidente do Citigroup, William Rhodes.

O foco agora estará em concluir projetos como a convergência no tratamento contábil de instrumentos financeiros, arrendamentos, uso do valor justo e contabilidade de marcação a mercado. Mais de cinco outros projetos serão adiados. Os dois órgãos também divulgaram, pela primeira vez, uma versão preliminar conjunta da questão da questão do reconhecimento da receita, sinal do grau de colaboração entre ambos.

O presidente da Fasb, Bob Herz, afirmou que a proposta "representa um marco fundamental" nos "esforços conjuntos para aperfeiçoar e convergir" as regras contábeis usadas nos Estados Unidos e o padrão usado internacionalmente em grande parte dos outros países.

Os dois conselhos ressaltaram, no entanto, que no caso dos instrumentos financeiros, o mais controverso desses projetos, sua meta é a comparabilidade - em oposição à convergência. "Entendemos as dificuldades com as quais nos deparamos para reconciliar nossas visões diferentes sobre esse projeto", informaram os conselhos.

Mary Tokar, à frente do grupo de convergência dos padrão internacional IFRS na KPMG, afirmou que o plano de trabalho revisado indica que, após não conseguir alinhar tudo perfeitamente, os conselhos decidiram "concentrar-se nas grandes questões relacionadas à crise com as quais todos estavam preocupados". "Decidiram não deixar as grandes ambições atrapalharem", disse.

Paralelamente, em outro sinal da melhora na relação entre os dois conselhos, a longa disputa entre União Europeia e EUA sobre os padrões de inspeção da auditoria pode ser superada na sexta-feira, quando o comitê de auditoria do bloco econômico votará o abrandamento das regras que impedem o intercâmbio dos documentos conhecidos como papéis de trabalho da auditoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário