quinta-feira, 19 de maio de 2011

Golpes digitais se tornam cada vez mais sofisticados

Valor Econômico - Moacir Drska-São Paulo
19/05/2011

Depois de mudar a vida de empresas e consumidores, a convergência digital está alterando o "modus operandi" de outro grupo - os criminosos. Gangues que se identificam por nomes como CyberNetSky e FullNetWork tramam golpes cada vez mais sofisticados. Essas práticas começam na web, mas avançam para vários aspectos da vida off-line das vítimas.

Os bandidos cruzam informações roubadas de diversas fontes e criam dossiês digitais, trocando informações em fóruns de criminosos, protegidos por softwares de encriptação.

Os resultados dessas ações incluem desde CDs com informações sigilosas, vendidos em grandes centros urbanos, até aplicativos que ajudam a automatizar a consulta aos dados.

Com R$ 100, por exemplo, é possível comprar um CD com a base de dados dos contribuintes do INSS e informações sobre usuários de companhias telefônicas que atuam no Estado de São Paulo, diz Fábio Assolini, analista da Kaspersky, empresa especializada em segurança da informação.

Um fator que facilita os crimes é a exposição excessiva dos usuários na internet. Recentemente, em uma rede social, uma mulher reclamou de uma compra efetuada em uma loja virtual, conta Leandro Bissoli, da PPP Advogados. Um grupo de criminosos que acompanhava o perfil da vítima não tardou a perceber uma oportunidade. Passando-se por funcionários da loja, ligaram para a casa da consumidora e obtiveram o número de seu cartão de crédito, posteriormente usado em várias fraudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário