quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Horário de verão

Ministério de Minas e Energia informou, ontem, que o horário de verão terá início em 17 de outubro deste ano e se estenderá até 20 de fevereiro de 2011.

O governo lembrou que o decreto presidencial número 6.558/2008 determina que a temporada para adiantar os ponteiros do relógio em uma hora deve ter início no terceiro domingo do mês de outubro, e vai até o terceiro domingo de fevereiro de 2011, perto do Carnaval.

– A norma tem o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, da energia elétrica. Na prática, o adiantamento diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, informou o Ministério de Minas e Energia, por meio de nota.

O horário de verão é válido para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Em todas as áreas onde foi aplicada a medida, houve redução média na demanda de aproximadamente 5%, acrescentou o governo.

Sobre a não aplicação do horário de verão nos estados do Nordeste e Norte, o Ministério de Minas e Energia lembra que experiência demonstrou que a aplicação do horário de verão é mais efetiva quando abrange “regiões ge-elétricas mais definidas”. Acrescenta que a opção pela aplicação nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste justifica-se pelos “melhores resultados alcançados” e por se constituírem estes mercados na maior parte da carga do país.

– A sua aplicação nos submercados Norte e Nordeste não foi recomendada devido aos pequenos benefícios estimados nas avaliações – acrescenta o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário